Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal é muito mais do que apenas ficar preenchendo uma planilha de excel.
Na verdade, um bom planejamento financeiro envolve objetivos financeiros bem definidos, organização financeira de suas finanças pessoais, com um orçamento financeiro bem elaborado e um plano de ação adequado para alcançar as metas que você traçou.
Esse artigo busca detalhar e abranger mais os pontos acima para que você tenha clareza sobre o assunto e consiga montar seu orçamento doméstico e elaborar o seu Planejamento Financeiro Pessoal com sucesso.
E ainda, terá a oportunidade de baixar um modelo de Planner Financeiro Gratuito em PDF, para te auxiliar na sua jornada. Vamos lá?
Como está a situação financeira das famílias brasileiras?
De acordo com pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) publicada em agosto de 2022, o endividamento e inadimplência das famílias brasileiras são os maiores em 12 anos, onde 8 em 10 famílias tem dívidas. E 29% estão com as contas atrasadas.
Na pesquisa, foi verificado que as famílias que possuem menor renda acabaram sendo as mais afetadas.
Para fazer frente ao aumento dos preços de itens básicos de consumo, acabam por consequência tendo que aumentar seu endividamento, já que a renda não cresce na mesma medida que a inflação
Por que eu preciso de um Planejamento Financeiro?
E nesses momentos de incertezas quanto à renda e situação econômica, por exemplo, ter um planejamento financeiro bem elaborado é de suma importância para que possamos enxergar de uma forma muito mais clara como está a situação atual de nossas finanças pessoais, de nosso orçamento doméstico e mais do que isso, se o planejamento e execução desse orçamento estão nos levando para o caminho que queremos.
E como montar um bom planejamento financeiro pessoal?
Comece definindo metas
Ter metas financeiras bem definidas é o primeiro passo para ajeitar sua vida financeira, pois é a partir delas que você saberá quais são seus objetivos, e poderá traçar planos para alcançá-los.
Portanto, defina suas metas de curto (6 meses a 1 ano), médio (1 a 5 anos) e longo prazo (acima de 5 anos). E não se esqueça, defina metas que sejam realistas, mensuráveis e que tenham prazo para execução.
Agora, faça um Raio-X das suas finanças
Para podermos ir atrás de nossos objetivos, precisamos ter uma ideia clara do que está acontecendo com nossas finanças, correto?
Por isso, é importante fazer um levantamento de tudo o que estamos gastando, se são gastos fixos e essenciais, variáveis, se nosso salário vai todo para pagar os juros do cartão e por aí vai.
Neste momento, busque levantar os seus extratos de suas contas dos últimos 90 dias, assim como suas faturas de cartões de crédito também, e escrever em algum lugar para consultar depois? Mas anotar onde Ju?
Calma, no final deste artigo, vou deixar um link para você baixar uma versão exclusiva do meu Planner Financeiro Digital. E totalmente grátis. Bom demais, né? Mas continue comigo aqui primeiro.
No planner que irei disponibilizar, anote seus gastos fixos e essenciais, ou seja, aqueles que não dá para fugir (condomínio, luz, água, gás, etc) , anote também seus gastos variáveis, por exemplo, TV a Cabo, Netfix, salão de beleza, e anote também seus gastos com dívidas e investimentos.
Anote também quais foram as suas receitas nesse período, salário, renda extra, 13º, dentre outros.
Certo, agora elabore um orçamento
Com base nas análises que você acabou de fazer, fica muito mais fácil descobrir para onde vai seu dinheiro todos os meses, e encaixar seu orçamento dentro de um método.
Um método muito conhecido e que eu também uso para administrar minhas finanças é o método 50/30/20, que consiste basicamente em separar as nossas contas em três frentes:
50% – Despesas fixas e essenciais
30% – Despesas variáveis
20% – Investimentos e dívidas
Faça uma análise do seu orçamento e veja qual o percentual você está distribuindo em cada uma das caixinhas acima e sua análise poderá ficar ainda mais eficiente.
Por exemplo, de mais de 50% da sua receita está indo para despesas fixas e essenciais, talvez seja hora de aumentar sua fonte de receita, ou buscar uma renda extra, por exemplo.
Se suas despesas variáveis passam dos 30%, seria importante rever o seu orçamento em busca daquilo que poderia ser cortado ou substituído.
Se suas dívidas atualmente correspondem a mais de 20% da sua renda, não seria o caso de uma reavaliação para ver o custo dessa dívida, possibilidade de renegociação, dentre outros?
Claro que as situações são apenas alguns exemplos, mas quero que você faça esse exercício com seu próprio orçamento para extrair informações valiosas e insights poderosos para seu plano de ação. Plano de ação?
Monte e execute seu plano de ação
Agora é hora de montar um plano de ação para ajustar seu orçamento de uma forma que você consiga alocar parte dos seus rendimentos para a conquista daqueles objetivos que você traçou no início deste exercício, lembra?
Não se preocupe, o planner gratuito que irei disponibilizar também tem uma página inteira para que você consiga escrever e não esquecer mais seus objetivos de curto, médio e longo prazo, combinado?
Conclusão e Planner gratuito
Percebeu agora a importância de montar seu Planejamento Financeiro Pessoal?
Com ele em mãos, você não ficará mais no escuro em relação ao que acontece com suas finanças pessoais, e conseguirá voltar a ter noites de sono mais tranquilas, sem ficar se preocupando com o boleto que irá vencer no dia seguinte, pois você já saberá que tem um boleto vencendo e deverá estar previsto no seu orçamento, com base na organização financeira que você acabou de fazer!
Então, vamos montar seu Planejamento Financeiro? Para te auxiliar nesta tarefa, criei uma versão exclusiva do meu Guia Financeiro Digital, para que você possa dar o pontapé inicial na elaboração do seu próprio orçamento. Clique aqui e baixe o seu de forma totalmente gratuita.
Oportunidade – Renda extra com grupos de Desafios
Gostou desse artigo? Espero muito que sim! E, se ao montar seu orçamento, você perceber que precisa de uma renda extra para contribuir com a elaboração do seu planejamento financeiro pessoa, te convido a conhecer o Curso Renda Extra com Grupos de Desafios. Nele, vou te ensinar a como você pode criar seu próprio grupo de desafios no whatsapp ou Telegram, para que você possa ensinar e transmitir algum conhecimento que você tenha a outras pessoas, e ainda faturar de R$ 1 mil a até R$ 10 mil por mês com essa estratégia. Clique aqui para conhecer agora mesmo com uma condição pra lá de especial.
Deixe um comentário