Comprar um carro não envolve apenas o custo com a compra do veículo. Parece uma frase óbvia, mas vejo muitas pessoas esquecerem de calcular os custos que envolvem ter um carro atualmente e se tais gastos cabem no seu orçamento. Por conta disso, resolvemos criar este artigo para te mostrar quais são os custos e despesas envolvidos na manutenção de um veículo. E, de quebra, ainda vamos disponibilizar um planner, uma planilha em Excel e um PDF, para que você possa anotar os gastos e despesas com veículos mês a mês e saber quanto dinheiro está sendo gasto nessa brincadeira. Vamos lá?
Ter um carro ou não ter: eis a questão
Não estamos aqui para discutir se vale a pena ter um carro ou não. Acreditamos que essa pergunta é muito específica e depende das características e necessidades de cada indivíduo.
As necessidades de uma família com quatro pessoas, sendo um bebê e uma criança de 6 anos, por exemplo, são diferentes daqueles de um jovem de 20 anos que mora com os pais e que têm dois carros na garagem, concorda?
O que queremos que você entenda é que ter um carro envolve custos, como combustível, pagamento de estacionamentos, seguros, revisões, imprevistos, dentre outros. E que estes custos você precisa conhecer para tomar uma decisão a respeito da aquisição do veículo. Para isso, vamos abordar um pouco mais sobre cada um desses temas e, no final deste artigo, disponibilizaremos um arquivo digital para que você possa anotar os custos mensais com seu veículo e saber o quanto está gastando efetivamente com isso.
Despesas com veículos
Combustível
Combustível é um dos gastos mais relevantes para quem tem um veículo hoje em dia, especialmente se for movido a etanol ou gasolina, considerando o valor do litro nas bombas de combustível. Há muita variação de posto para posto atualmente, portanto, sempre pesquise antes de abastecer. Procure também por programas de fidelidade de concedem descontos no valor do abastecimento.
Gasolina x Etanol
Se você tem um veículo flex e ainda não sabe com qual combustível abastecer, uma “regrinha” que muitos especialistas indicam é a regra 70/30. De acordo com essa regra, o cálculo para descobrir qual combustível é mais vantajoso é simples. Basta dividir o preço do litro do etanol pelo da gasolina. Se o resultado for inferior a 0,7, o etanol é o melhor para abastecer. Se for maior que 0,7, então a gasolina é a melhor opção. Agora, espere um pouquinho. Essa regra pode ter funcionado muito bem há alguns anos, mas atualmente há divergências em relação a ela. Dependendo do tipo de veículo, modelo, motor, dentre outras variáveis, essa relação pode ser afetada. Listamos dois artigos interessantes, um do UOL e outro de A Gazeta para te auxiliar na escolha.
Seguros
Apesar de muita gente desconsiderar, ter um seguro para o seu veículo é muito importante, pois em caso de problemas o prejuízo pode ser enorme, caso você não tenha essa cobertura. O segredo aqui é cotar, fazer muitas cotações junto às seguradoras para verificar quais coberturas são as melhores para você e procurar o melhor custo-benefício. Outra dica valiosa, se você está pensando em trocar de carro, procure saber qual seria o valor indicativo do seguro. Isso pode inviabilizar totalmente seu orçamento se não for bem planejado.
Impostos e taxas
Algo que você também terá que considerar é o Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA), imposto pago anualmente pelos proprietários ou possuidores de veículos, caso você não seja isento. O valor do IPVA é calculado com base no valor do veículo e sua quitação é um requisito para o licenciamento. Falando em licenciamento, esse é outro custo necessário para você manter seu carro em situação regular. A dica é, já sabendo que estes são custos que aparecem todo início de ano, sempre reserve o dinheiro para essa finalidade com antecedência, para que assim você consiga algum desconto para pagamento à vista, e também para que evite contrair empréstimos ou ainda entrar no limite de cheque especial. A Suno Research possui um ótimo artigo para você que quer conhecer mais sobre o IPVA. Veja aqui.
Estacionamentos, zona azul e pedágios
Aquela saidinha para o shopping, viagens para a praia, visitas aos parentes no interior … são passeios deliciosos. E os custos dos estacionamentos e pedágios podem parecer irrisórios, mas quando somados no fim do mês, podem representar um grande valor. Uma dica que sempre dou para meus alunos. Muitos shoppings possuem convênios com mercados, e um limite de horas/isenção de estacionamento para compras acima de determinado valor. Procure saber se o shopping que você frequenta, caso o estacionamento seja pago, possui este convênio. Mas só vale a pena se você fizer uma compra adequada, dentro daquilo que realmente precisa. Caso contrário, você corre a tentação de gastar ainda mais.
Manutenção
Ter um carro implica em fazer manutenções periódicas, como revisões para troca de óleo e filtros a cada 6 ou 12 meses, a depender das características do veículo. Esses custos, apesar de não recorrentes, precisam estar na sua planilha para evitar surpresas indesejadas na hora de fazer o serviço. Faça sempre as revisões do seu veículo dentro dos prazos indicados.
Lavagens
Sempre considere outros custos que você tenha com seu veículo e coloque na planilha. Por exemplo, você manda seu carro para lavar de quanto em quanto tempo? Alguns postos de combustíveis oferecem ducha grátis para quem abastecer acima de determinada quantidade de combustível. Outros possuem aquelas máquinas de aspirar, quem funcionam com moedas de R$ 1,00, bem ao estilo do Faça você mesmo! São outras formas de economizar um pouco mais.
Agora, se você for adepto a assumir essa tarefa, se for algo prazeroso para você, melhor ainda!
Outros
Sempre é bom levar ainda em consideração outros custos que podem acontecer para quem tem um veículo. Por exemplo, a renovação da sua carteira nacional de habilitação – CNH – precisa ser renovada de tempos em tempos e isso possui custos (emissão, atestado médico, etc.). Quem dirige também está sujeito a multas, que podem ser bem salgadas, por isso sempre respeite e siga as regras do código de trânsito.
Conclusão e Planner gratuito
Percebeu agora? Como ter um veículo não significa apenas pagar o valor do carro e não se preocupar com mais nada? Existem outros custos que fazem parte do cotidiano de quem tem um veículo. É muito importante ter esse controle para saber onde você está gastando seu dinheiro e buscar formas de economizar.
Para te auxiliar nesta tarefa, criamos um Planner em Excel e em PDF, para que você possa anotar de uma forma simples todos os custos que seu veículo apresenta ao longo do ano e evitar aquelas surpresas indesejadas na hora de ter que pagar algum custo imprevisto. Clique aqui e baixe o seu de forma totalmente gratuita.
Oportunidade – Desafio 21 dias para dar um UP nas suas Finanças
Gostou desse artigo? Então clique aqui e conheça o desafio de 21 dias que preparamos para que você aprenda a melhorar o seu relacionamento com o dinheiro e a controlar suas finanças pessoais, de uma vez por todas! São desafios diários com exercícios de mindset, definição de objetivos, análise de despesas e receitas, métodos de planejamento e muito mais. Venha conhecer agora mesmo com um desconto pra lá de especial.
Deixe um comentário